Weby shortcut
Link Facebook

Disciplinas Eletivas

Por Flavio Marques Atualizado em 26/11/14 16:02.

 

 

 

1) Adesão ao Tratamento: aspectos clínicos e humanísticos

Carga horária: 2 créditos (30 horas)

Ementa: Adesão ao tratamento, fatores clínicos e humanísticos associados à adesão, e frentes de intervenções. Aprofundamento nas metodologias de pesquisa em adesão ao tratamento e desenvolvimento de habilidade crítica perante avaliação de artigos científicos publicados recentemente.

 

2) Assistência e Avaliação Laboratorial de Pacientes Hematológicos.

Carga horária: 2 créditos (30 horas)

Ementa: Aspectos fisiológicos das anemias, diagnóstico clínico e laboratorial das anemias carenciais, hemoglobinopatias e talasssemias, e anemias imunológicas. Cuidado multiprofissional ao paciente com anemias.

 

3) Assistência Farmacêutica em Diferentes Níveis de Atenção.

Carga horária: 2 créditos (30 horas)

Ementa:Ciclo técnico e clínico da Assistência Farmacêutica e suas relações econômicas e tecnológicas em diferentes níveis de atenção.

 

4) Assistência Farmacêutica em Plantas Medicinais e Fitoterápicos

Carga horária: 2 créditos (30 horas)

Ementa:Etnobotânica e etnofarmacologia. Conceitos básicos abordando plantas medicinais e fitoterapia. Plantas medicinais nos sistemas médicos. Plantas de interesse ao SUS (Renisus). Farmácias vivas. Fitoquímica e farmacologia aplicadas. Monografias de plantas medicinais.

 

5) Avaliação Clínico-laboratorial e Imunopatologia das Viroses Humanas

Carga horária: 3 créditos (45 horas)

Ementa: Imunidade Celular e Humoral, Interações celulares e moleculares na produção de uma resposta imune, mecanismos imunológicos protetores envolvidos na defesa do indivíduo, proteínas antigênicas e fatores imunológicos indutores de anticorpos neutralizantes e sub-neutralizantes, Imunopatogênese das principais viroses humanas.

 

6) Avaliação Econômica em Saúde

Carga horária: 3 créditos (45 horas)

Ementa: Economia. Custeio em saúde: métodos e aplicações. Tipos de estudos econômicos em saúde. Análise econômica de custos de doença e de programas de saúde. Impacto orçamentário de programas de saúde. Tipos de avaliação econômica em saúde: custo-minimização, custo-efetividade, custo-utilidade, custo-benefício. Medidas de qualidade de vida: QALY. Modelos para avaliação econômica: árvore de decisão, modelo de Markov, simulação de Monte Carlo, modelos dinâmicos. Análise de sensibilidade. Leitura crítica de artigos científicos.

 

7) Avaliação e Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde

Carga horária: 2 créditos (30 horas)

Ementa: Gestão da Qualidade; Estudo das estratégias de controle interno de qualidade utilizada nos serviços de saúde; Tecnologias de Gestão e Monitoramento da Qualidade; Mecanismos de Avaliação da Qualidade nos Serviços de Saúde.

 

8) Bioestatística

Carga horária: 2 créditos (30 horas)

Ementa: Natureza dos métodos estatísticos. Amostras. Cálculo das probabilidades e distribuição de frequência. Testes de hipótese. Regressão. Teste t de Student. Qui-quadrado. Análise de variância e covariância. Tabela de contigência. Métodos não paramétricos. A estatística como instrumento necessário do método científico na área de assistência e Avaliação em Saúde.

 

9) Bioética

Carga horária: 2 créditos (30 horas)

Ementa: História e os princípios da Bioética. Problemas no início da vida humana. O envelhecimento e a morte. A eutanásia. A dignidade do ser humano. O debate ético. Bioética e pesquisa científica. Bioética e transplantes de órgãos. Bioética no Sistema de Saúde.

 

10) Bioprodutos Vegetais com Aplicação em Saúde

Carga horária: 3 créditos (45 horas)

Ementa: Noções sobre as principais classes de metabólitos secundários presentes nas plantas medicinais, métodos gerais de extração de compostos bioativos de origem vegetal. Extratos secos padronizados e outros produtos fitofarmacêuticos intermediários. Fitoterápicos e políticas públicas relacionadas.

 

11) Biologia Molecular e Celular aplicada à Avaliação Clínica

Carga horária: 2 créditos (30 horas)

Ementa: Fundamentos em virologia e imunologia. Transcrição reversa-Reação em cadeia da polimerase (RT-PCR), manutenção de cultivo de celular e isolamento viral. Técnicas de clonagem e expressão de proteínas. Sequenciamento genômico. Epidemiologia molecular de vírus para diagnóstico molecular.

 

12) Desenvolvimento e Avaliação de Nanofármacos

Carga horária: 2 créditos (30 horas)

Ementa: Preparação de sistemas nanoestruturados carreadores de fármacos, incluindo nanopartículas e nanocápsulas poliméricas, lipossomas e lipossomas modificados e sua caracterização físico-química através de espalhamento de luz, espalhamento de raios-x, potencial zeta, pH, microscopias eletrônicas, quantificação de substâncias ativas e taxas de associação.

 

13) Docência em Saúde

Carga horária: 2 créditos (30 horas)

Ementa: Saberes docentes e práticas pedagógicas. Ensino em saúde: concepções e práticas. Docência em saúde: concepções e tendências. Avaliação discente; Tecnologia da informação em educação; Educação baseada na comunidade; Metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Desenvolvimento docente.

 

 14) Epidemiologia em Saúde

Carga horária: 3 créditos (45 horas)

Ementa: Medidas de ocorrência das doenças; Desenhos de estudos epidemiológicos de base individual: a) estudos observacionais: estudos seccionais, estudos de coorte, estudos caso-controle; b) estudos experimentais: ensaio clínico randomizados; medidas de associação e estimadores de risco; inferência causal, viés e confundimento; estudos diagnósticos e de rastreamento.

 

15) Gestão da Farmacoterapia (Medication Therapy Management)

Carga horária: 2 créditos (30 horas)

Ementa: Gestão de serviços de farmacoterapia. Medicina baseada em evidências; Técnicas e processos relacionados a revisão da farmacoterapiaterapia; planejamento e registro do cuidado ao paciente, intervenção e acompanhamento.

 

16) Inovações para Assistência e Saúde

Carga horária: 2 créditos (30 horas)

Ementa: Imobilização de Biomoléculas de interesse clínico;Métodos Instrumentais para Diagnósticos Clínicos; Miniaturização; Métodos de Fabricação de Novos Dispositivos; Inserção de Dispositivos Descartáveis na Área Clínica; Diagnósticos Multiplexados; Diagnósticos via telemedicina; Diagnósticos no point-of-care.

 

17) Metodologia da Pesquisa Científica em Saúde

Carga horária: 2 créditos (30 horas)

Ementa: Metodologia científica. O discurso técnico-científico. Estruturação de um projeto de pesquisa. Estruturação e elaboração de artigos técnicos-científicos. Estruturação e elaboração de dissertações. Citação bibliográfica. Discussão e análise crítica de artigos científicos atuais.

 

18) Pesquisa Clínica

Carga Horária: 2 créditos (30 horas)

Ementa: Delineamento de estudo de pesquisas clínicas, ensaio clínico ou estudo clínico, com o objetivo de avaliar a potencial aplicabilidade de determinado produto na prática clínica. Análise comparativa de métodos Clínicos. Avaliação dos efeitos farmacodinâmicos, farmacológicos e demais efeitos de produtos na melhoria do estado de saúde.

Listar Todas Voltar